segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dor - C. S. Lewis




















 Mais uma leitura finalizada. E que leitura!

 Lewis geralmente escreve de maneira confusa( pelo menos pra mim), talvez por eu ser tão confusa goste tanto dele!
Mas este livro é extremamente simples. Aborda o  processo de perda dele, a perda do grande amor de sua vida  para o câncer.E toda a dor que a perda carrega.

E lá vai as melhores partes:

"Nunca ninguém havia me dito que a dor se assemelha tanto ao medo. Não que esteja assustado mas a sensação é a de estar assustado. A mesma ânsia no estomago o mesmo desassossego, os bocejos. Não paro de engolir em seco.
Noutras alturas é mais como estar ligeiramente ébrio ou ter sofrido uma pancada na cabeça. Há uma espécie de pano invisível entre eu e o mundo. Sinto dificuldade em compreender o que dizem. Ou talvez dificuldade em desejar compreender.”

“Não conseguimos na maior parte dos casos, alcançar aquilo que queremos, quando o queremos com demasiado desespero, Ou, pelo menos não conseguimos o melhor que queremos.”

“As noções ser-nos-ão todas violentamente retiradas de debaixo dos pés. E veremos que afinal nunca houve qualquer problema.
E, mais que uma vez, essa impressão que eu não sei descrever senão como o som de um riso no escuro. A sensação de que algo de esmagadora simplicidade é a verdadeira resposta.”

"Nunca nos deparamos com apenas o cancer, ou a Guerra, ou a Infelicidade(ou Felicidade).O que cada um se depara é simplesmente a hora ou o momento que chega. Todo  o gênero de altos e baixos.Muitos maus momentos nos nossos melhores tempos, muitos bons nos piores. Nunca sofremos o impacto total daquilo que chamamos “a coisa em si”.Mas chamamos mal.A coisa em si é simplesmente a soma de todos esses altos e baixos. O resto é um nome ou uma ideia."

E é isto!Abraça a dor quando ela se faz preciso, ela geralmente quebra algumas coisas que a gente achava tão bonita. Talvez possa ser para entendermos que esta esmagadora simplicidade é a verdadeira resposta.  


Graci


2 comentários: